terça-feira, 30 de setembro de 2014

Google encerra Orkut após 10 anos e sob protestos

 'Febre' entre os brasileiros na última década, o Orkut chega ao fim nesta terça-feira para tristeza de muitos internautas. A rede social iniciou a trajetória de milhões de usuários na Internet, principalmente de brasileiros, que começaram a conhecer a web por meio da ferramenta. Com o passar dos anos, o Orkut perdeu espaço para o Facebook, mas milhões de usuários se lembrarão dos depoimentos, scraps e comunidades que formavam a primeira rede social da vida de muita gente.

Orkut surgiu em janeiro de 2004 e será extinto nesta terça-feira
Foto:  Reprodução Internet
Uma abaixo-assinado circulou na Internet pedindo ao Google que reconsidere e não aposente o Orkut. Mas a medida não a surtiu efeito e a gigante da web informou que as comunidades e conteúdo comporão um arquivo.
O Orkut surgiu em janeiro de 2004 a partir do projeto inicial chefiado pelo engenheiro turco da Google, Orkut Büyükkökten, que deu seu nome a ferramenta. A ideia era criar uma rede entre as pessoas com foco no público norte-americano. Mas a ferramenta popularizou-se mais na Índia e no Brasil. Assim, em 2005, o Orkut recebeu versões em outros idiomas, para além do inglês: francês, italiano, alemão, castelhano, japonês, coreano, russo e chinês.
Curiosidades:
> No começo da rede, era preciso receber o convite de um amigo para acessar à rede. Depois, o acesso tornou-se disponível a qualquer pessoa que fizesse um cadastro.
> Em abril de 2006, o Orkut permitia saber quem visualizou o seu perfil. O recurso mostrava os últimos cinco membros a visualizar sua página com informações básicas.
> O sucesso da ferramenta permitiu a experimentação de várias ferramentas como a inserção de vídeos do Youtube, mas algumas delas geram estranhamento.
Trajetória
O Orkut começou a fazer sucesso no Brasil ainda em 2004 e logo se tornou líder na categoria de redes sociais. Na época, o Facebook era apenas um projeto de Mark Zuckerberg e o Myspace era a maior rede social do mundo.
O Myspace ganhou uma versão para o Brasil em 2007, mas isso não foi suficiente para abalar a liderança do Orkut. A mudança veio apenas no final de 2011, quando o Facebook, que havia crescido 192% naquele ano, passou o Orkut em número de usuários no Brasil.
Em janeiro de 2012, a Comscore apontava que a rede de Mark Zuckerberg tinha 36 milhões de visitantes, contra 34,4 milhões do Orkut. A partir daquele momento, o Facebook consolidou seu domínio no Brasil, enquanto o Orkut caiu rapidamente e hoje ocupa uma posição discreta entre as redes sociais em uso no País.
Razões da queda
Ao longo dos anos, muitos especialistas questionaram se o Google não teria falhado ao ignorar o Orkut e deixar espaço para que o Facebook dominasse o mercado de redes sociais. No livro "Estou com sorte - As confissões do funcionário 59 do Google", Douglas Edwards, que trabalhava no Google e criou a famosa mensagem de erro "No donut for you" do Orkut, fornece algumas possíveis razões.
Segundo Edwards, uma das dificuldades do Orkut foi lidar com o forte crescimento de usuários do site. Como o site foi criado por apenas uma pessoa (o engenheiro Orkut Buyukkokten) como um projeto paralelo, o código e os servidores não estavam preparados lidar com tantos usuários ao mesmo tempo.
Em depoimento no livro, Paul Bucheit, criador do Gmail, diz que a rivalidade com a Microsoft pode ter atrapalhado o orkut. "Como o Orkut foi criado usando ferramentas da Microsoft, os engenheiros do Google simplesmente decidiram que não daria para fazer nada para melhorar o site. Eles simplesmente deixaram o produto morrer. E quando eles finalmente resolveram mudar todo o código e deixá-lo aceitável para os padrões do Google, o Orkut já estava derrotado e só havia vingado no Brasil".
Essa tese é confirmada por Stephen Levy em outro livro, "In The Plex; How Google Thinks, Works and Shapes our Lives". Na obra, Levy escreve que Marissa Mayer, atual CEO do Yahoo! e na época executiva do Google, admitiu que, se o Google tivesse dado maior prioridade ao Orkut, o serviço poderia ter tido sucesso global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário