Particularmente o sonho é uma das coisas mais curiosas que eu acho, e existe realmente fatos mais curiosos ainda sobre ele que provavelmente você não conhece.
Confira nesse post a seleção que fizemos, com 10 das curiosidades.
1 - As pessoas que ficaram cegas depois do seu nascimento podem ver imagens nos seus sonhos. Sendo que as pessoas que já nasceram cegas também sonham, e apesar de não terem imagens nos seus sonhos, os seus sonhos têm todos os restantes sentidos super desenvolvidos. É difícil para uma pessoa que pode ver imaginar isto, mas a verdade é que a necessidade do corpo pelos sonhos é tão forte que este é capaz de manipular virtualmente todas as situações para que isso aconteça.
2 - Esquecemos 90% dos sonhos que temos. Com os primeiros 5 minutos depois de acordarmos, esquecemos metade dos sonhos e pouco mais de 10 minutos depois 90% dos sonhos já foram esquecidos.
3 - Todos os seres humanos sonham (à exceção de seres humanos que sofrem de desordem psicológica extrema), mas os homens e as mulheres têm sonhos e reações diferentes. Os homens tendem a sonhar acerca de outros homens, enquanto as mulheres sonham igualmente com homens e mulheres.
4 - Os sonhos previnem psicoses. Estudos recentes demonstraram que as pessoas que acordam momentos antes de começar a sonhar, mas mesmo assim dormem as oito horas, experimentam dificuldades de concentração, irritabilidade, alucinações e sintomas de psicose depois de apenas 3 dias.
5 - Só sonhamos com o que conhecemos. É natural que os sonhos estejam cheios de ‘estranhos’, contudo a mente não inventa as suas caras, elas são sempre de pessoas reais que conhecemos ao longo da vida, mas que já não recordamos.
6 - Perto de 12% das pessoas sonha apenas a preto e branco. O resto das pessoas sonha a cores. Todos tendemos a sonhar com situações muito parecidas, escola, perseguições, caminhando devagar em algum lugar, cair, chegar tarde, voar, etc.
7 - Os sonhos não são exatamente sobre aquilo que retratam. Se um sonho é sobre alguma coisa em particular nem sempre trata disso. Os sonhos falam numa profunda linguagem simbólica. A mente inconsciente trata de comparar um sonho com alguma outra coisa similar aquilo que a pessoa conhece.
8 - As pessoas que deixam de fumar têm sonhos mais vivos. Pessoas que fumaram durante muito tempo e depois deixaram de o fazer, reportam sonhos muito mais vivos do que o normal.
9 - Os estímulos externos invadem os sonhos. Esta situação é conhecida como incorporação do sonho e é a experiência que muitas pessoas têm quando um som real se incorpora de algum modo naquilo que se sonha.
O corpo está paralisado enquanto sonha.
10 - Ainda que seja incrível, o corpo está paralisado durante os sonhos, isso acontece para prevenir que o corpo realize ações que se passam exclusivamente enquanto se sonha.